Friday 12 November 2010

«Arade Congress Center», Algarve, Portugal . 2005

Project done for Miguel Arruda Arquitectos Associados  

Shortlisted for the WAF 2008 / Barcelona’s World Architecture Festival Awards!!!...

Additional information about this nomination on: www.worldbuildingsdirectory.com/project.cfm?id=1042




















Localização: Ferragudo, Portugal   /   Projecto: 1999 - 2004   /   Construção: 2005 - 2007

Inicialmente previsto ser um projecto de recuperação de uma antiga fabrica de conservas de peixe (designada por Pavilhão do Arade) situada na foz do Rio Arade, que seria transformada num pavilhão multiusos, mais tarde, por razões de ordem técnica e de viabilidade económica, optou-se por vontade expressa do cliente (Região de Turismo do Algarve) pela construção de raiz de um novo edifício no seu lugar, tentando, de certa forma, manter viva a memória do anterior. Nestas circunstâncias, a preservação da antiga chaminé industrial e a reinterpretação do elemento mais marcante do antigo edifício, um vão de grandes proporções, revelaram-se como o ponto de partida em termos projectuais. Optou-se também por manter praticamente a mesma implantação e volumetria da construção anterior que foi objecto de uma reconfiguração ou acerto geométrico de forma a se compatibilizar uma malha estrutural modular. Acrescentou-se apenas a caixa de palco, que surge como um volume abstracto vertical destacado no “skyline” e um espelho de água que preenche o espaços intersticiais exteriores em torno dos vários volumes que compõem o edifício, envolvendo-os e formando uma espécie de paisagem interior.






































Em termos gerais, o edifício surge sobre um “plateau” situado cerca de 2 m acima do parque de estacionamento adjacente, que é envolvido por um conjunto de espaços verdes, sendo acedido por uma rampa que conduz o visitante até à praça da entrada. A paleta de materiais escolhida, bem como o sistema estrutural diferenciado, procuraram traduzir para o exterior a tipologia do programa funcional que cada volume contem. Assim, o volume correspondente ao auditório (com capacidade para 1300 pessoas), que contem no seu interior uma bancada retractil que permite que se realizem desde concertos de musica rock a operas, teatro e conferências, aparece envolto numa caixa de betão, rematada a oeste por uma enorme varanda panorâmica orientada no sentido da vista do “skyline” de Portimão, situado do outro lado do rio. Quanto ao volume do salão de exposições polivalente, que permite que se realizem desde de exposições industriais a eventos culturais, surge revestido por grandes panos de vidro e paneis de policarbonato alvelolar sustentados por uma estrutura formada por pilares e vigas metálicas, materiais “leves”, que sustentam uma ideia abstracta de efemeridade. “Backstage”, zonas técnicas e restaurante, apresentam revestimentos idênticos.

Mais informação sobre este projecto pode ser vista no site do atelier Miguel Arruda Arquitectos Associados: http://www.miguelarruda.com/

No comments:

Post a Comment