Wednesday 17 November 2010

Urban Design Competion for the Expo / Pair Park of Alcácer do Sal, Portugal . 2008

Project done for Atelier Entreplanos  -  2nd Prize














Localização: Alcácer do Sal, Portugal   /   Projecto: 2008

«Xadrez Urbano» foi o conceito abstracto que pautou esta proposta, submetida a concurso, para o «Projecto de Requalificação do Parque de Feiras / Exposições e Área Envolvente de Alcácer do Sal» e que se baseou numa estratégia de intervencão regrada, sustentada e faseada no tempo, subdividida em 3 momentos de acção:
A . Aplicação de uma malha ortogonal de 5 x 15 m sobre toda a área, ordenadora da intervenção geral, tendo como referência a ”pré-existência” central da Praça de Touros (simbolizada pela “peça do Rei”), a qual, interceptada apenas pelo edificado existente, visa estabelecer uma regra de actuação.
B . Implantação e movimentação de “peças modulares” que compõem o espaço urbano sobre este “tabuleiro virtual”, em que tanto espaço edificado (simbolizado pelas peças de pretas) como espaço público (simbolizado pelas peças brancas) se submetem a esta regra pré-estabelecida
C . Obtenção do layout pretendido (em particular no recinto da feira), caracterizado pela sua flexibilidade, mutabilidade, modularidade, polivalência e capacidade de movimentação, em que todos os agentes intervenientes no processo de gerar espaço público se submetem às regras deste jogo de “Xadrez Urbano”.

No comments:

Post a Comment