Wednesday 17 November 2010

Competition for Primary and Secondary School in Lajes do Pico, Azores, Portugal . 2008

Project done for Atelier Entreplanos  -  2nd Prize





Localização: Ilha do Pico (Açores), Portugal   /   Projecto: 2008

Prevista para um terreno “virgem”, situado junto à costa, formado por socalcos em pedra cobertos por vegetação espontânea e com o imponente cume do vulcão do “Pico” como pano de fundo, o conceito para esta escola prendeu-se no essencial com a pretensão de reduzir ao maximo o impacto da construção na paisagem, por mimetização. Neste sentido, procedeu-se à sobreposição do programa da escola no sentido ascendente - do pré-escolar (à cota mais baixa) até ao secundário (à cota mais alta), adaptando-o à topografia existente, resultando numa escola desenvolvida em socalcos, com coberturas verdes utilizadas como recreio, donde apenas sobresaem as frentes de vidro das salas de aula, todas com vista para o mar.









A  . Terreno existente formado por socalcos cobertos por vegetação espontânea, imagem que se pretente manter.
B . Sobreposição do programa da escola no sentido ascendente - do pré-escolar (à cota mais baixa) até ao secundário (à cota mais alta).
C . Adaptação mimética à topografia existente, resultando numa escola desenvolvida em socalcos, com coberturas verdes utilizadas como recreio, de onde apenas sobressaem as frentes de vidro das salas.

No comments:

Post a Comment