Friday 19 November 2010

Competition for an Elderly Care Home in Madeira, Portugal . 2008

Project done for Arqwork

 
Localização: Ilha da Madeira, Portugal   /   Projecto: 2008

 1 . Conceito Abstracto (objectivos): «Lar Doce Lar» é um conceito abstracto com pretensão de alterar a imagem padronizada de um Lar de Idosos enquanto espaço estanque, taciturno e impessoal, reduzido a mero “depósito” de pessoas idosas, muitas vezes encaradas como indivíduos inválidos, infelizes, inactivos e esquecidos pela sociedade. Propõe-se como objectivo inverter esta lógica, propondo um edifício que, pelas suas características flexíveis, espaciais e funcionais, se desenvolve em torno de diversas áreas exteriores e em que se evitam ao máximo espaços fechados e longos corredores “hospitalares”, promovendo o salutar convívio informal entre os idosos residentes, não residentes e a comunidade local em geral. Adicionalmente, potenciam-se actividades de carácter sócio-cultural e tira-se partido das características únicas que o local nos oferece, nomeadamente a relação quase imperativa com a paisagem envolvente. Idealmente os utilizadores apropriar-se-ão deste edifício, sentir-se-ão na sua própria casa e identificarão este Lar como o seu “Lar Doce Lar”.

2 . Conceito Arquitéctonico (proposta):

A . Terreno Existente . Poligono irregular de terreno, com uma topografia ascendente algo acentuada no sentido sul-norte, coberto por vinhas que, na medida do possivel, se pretende manter e valorizar, rematado no seu topo norte por uma escarpa com vista sobre o mar, situada a 277 m de altitude.
B . Criação de Plataforma Verde . Criação de uma “Plataforma Verde” de nivel a partir da cota 272, que subvidide o terreno em 2 áreas distintas, destacada dos seus limites, ambas cobertas de materia vegetal: área de vinhas existentes no topo norte, área ajardinada no topo sul (que serve de zona de intreposição entre o arruamento previsto e o Lar).
C . Subtração de um Pátio Central . Subtração virtual de um pátio poligonal, situado em piso terreo, em torno do qual se hieraquizam as áreas programáticas da valência de “Centro de Dia” partilhadas com idosos não residentes) e com uma fachada perimetral em vidro “aberta” tanto à paisagem envolvente  como à comunidade.
D . Sobreposição de Volume Quartos . Colocação virtual sobre esta “Plataforma verde”, num 2º nivel, de um volume mais “fechado”, formado por 3 corpos, adaptado planimetrica e altimetricamente à topografia existente, por forma a conter a área dos quartos, todos com acesso a uma área ajardinada exterior situada sobre uma cobertura ou sobre o terreno.

2 comments:

  1. Wow - what an idyllic home. Is it just one floor? I guess there will be no need for stairlifts.

    ReplyDelete
  2. I just came to your post and reading above thing it is very impressive me and it is very nice blog. Thanks a lot for sharing this.
    home care agency

    ReplyDelete